Entrevista com GM Vauban

ENTREVISTA COM O GM VAUBAN - TIBIABR

Site Completo: tibiapath.com
Olá Gm Vauban. O TibiaBR.com tem o orgulho de te entrevistar, sendo o primeiro GM brasileiro no Tibia!

TIBIABR.COM
Primeiramente, gostaria de saber seu nome e idade.

GM VAUBAN
Olá TibiaBR. Vamos lá... Meu nome é Renato. Idade? Sou relativamente jovem, 18 anos.

TIBIABR.COM
E, onde você mora?

GM VAUBAN
Venore! Ah, fora do Tibia? Bom, creio que "Brasil" já é informação
suficiente, hehe.

TIBIABR.COM
Quando e como conheceu Tibia?

GM VAUBAN
Costumava frequentar algumas Lan Houses, jogar alguns outros jogos. Um certo dia, no início de 2003, um amigo me apresentou o Tibia. Desde então, não consigo mais sair.

TIBIABR.COM
Vauban é o seu primeiro personagem?

GM VAUBAN
Não, isso nem seria possível. Meu primeiro personagem foi em Lunara, mas não existe mais. Fui pra Mythera desde o início do server, mas o personagem Vauban não tem nem mesmo um ano.

TIBIABR.COM
Agora, uma pergunta que muitos querem saber: Como você virou GM?

GM VAUBAN
Não tenho certeza, simplesmente "aconteceu". Eu costumava ajudar a
comunidade em geral como tutor, tanto no Forum quanto no jogo. Um belo dia, meio que de repente, um membro do Customer Support perguntou se eu estaria interessado na posição.

TIBIABR.COM
Qual foi sua impressão, antes de aceitar o cargo, de como seria a sua vida
como GM?

GM VAUBAN
Foi o que eu acabei constatando agora: muito spam, gente pedindo coisas
absurdas, alguns dizendo que eu sou inútil e que não faço nada direito...
Nada de muito ruim comparado com a possibilidade de ajudar que agora é muito maior.

TIBIABR.COM
Foi uma surpresa você ser chamado ou, de alguma forma, você já esperava isso?

GM VAUBAN
Não esperava, mas também não foi nada muito inesperado. Eu sempre ajudei sem pretenções, simplesmente por ajudar. Se isso ia ser reconhecido ou algo do tipo nunca foi uma preocupação, mas um dia, aconteceu. Eu não esperava, mas se acontecesse, não iria me surpreender (e de fato não me surpreendi).

TIBIABR.COM
E como foi o "choque" da notícia pra você?

GM VAUBAN
Como eu disse, não foi muito um "choque", como algo totalmente inesperado.
Foi mais como "obrigado, é uma honra". Depois de ler umas 3 vezes o que
estava escrito na minha tela, deu pra entender numa boa, hehe.

TIBIABR.COM
Você no cargo de Gamemaster abriria portas para que, no futuro, outros GMs brasileiros sejam escolhidos?

GM VAUBAN
Não vejo as coisas desse jeito. O fato de eu ser Brasileiro não influênciou
em nada eu ter chegado aqui, e nem vai influênciar nenhuma escolha futura.
Ser Brasileiro nunca foi um impecílho nem vantagem pra ninguém (nesse
assunto), e nunca vai ser. É claro que mais brasileiros podem vir, mas pela
própria pessoa e o que ela fizer pelo Tibia, não por ser de um determinado
país.

TIBIABR.COM
A escolha de você para o cargo gerou controvérsias, pois muitos não o
conheciam. A comunidade quer saber: Quem é você?

GM VAUBAN
Algumas vezes é até melhor não ser muito conhecido mesmo. Isso evita que as pessoas esperem algo de você pelo fato de terem se conhecido no passado. E não ser conhecido resume um pouco quem eu sou: estive por aqui e por alí, mas sem nunca me fixar num mesmo lugar por muito tempo, e geralmente sou muito quieto, então seria difícil esperar que os outros me conhecessem.

TIBIABR.COM
Algum sentimento especial por estar com a tão sonhada capa azul?

GM VAUBAN
Espero que eu possa usá-la da melhor maneira possível. Ela é muito útil para
"arrumar a casa", mas requer muito cuidado e responsabilidade.

TIBIABR.COM
Atualmente você pretende se dedicar mais ao seu char normal ou ao seus
chars GM?

GM VAUBAN
Já faz muito tempo que não me dedico a meu "char normal" (por isso o level
baixo). Não pretendo mudar muito isso - há muito mais o que se fazer quando se está com uma capa nas costas.

TIBIABR.COM
E o spam? Como anda lidando com ele?

GM VAUBAN
Eu até gostaria de responder a todo mundo que me manda mensagem, mas isso é humanamente impossível. Quando possível, eu respondo a todos que me mandaram messagens de parabéns com um "Thank you"; aos que falam que fulano ou ciclano estão usando MC, por exemplo, que devem usar Ctrl+R; e aos que fazem perguntas diversas, como "como eu pego uma recovery key nova", peço para irem para o Help channel. Mas pra ser sincero, na maioria das vezes, o máximo que posso fazer é simplesmente ignorar as mensagens (senão não consigo fazer mais nada).

TIBIABR.COM
Há quanto tempo você era Senior Tutor?

GM VAUBAN
Desde que a posição existe, Agosto desse ano. Tutor eu só me tornei no início do ano, pois até então minha account não era personalizada. Mas quando paguei minha primeira premium account, a primeira coisa que fiz foi o exame pra tornar minhas letras laranja no Help channel, hehe.

TIBIABR.COM
Quem é Vauban e quem é Gamemaster Vauban?

GM VAUBAN
Vauban é um cara chato que anda por Venore cantando e tomando cerveja.
Gamemaster Vauban é um cara ainda mais chato que anda por todos os servers tomando cerveja e punindo alguns infratores.

TIBIABR.COM
Como se sente por fazer parte da novíssima leva de Gamemasters do Tibia?

GM VAUBAN
Difícil descrever o sentimento. É uma honra, e melhor ainda por ter chego lá junto de amigos.

TIBIABR.COM
Como se sente sendo o primeiro e tão aclamado GM brasileiro?

GM VAUBAN
"Tão aclamado"? Nem tanto, nem tanto, hehe. Como eu disse, o fato de ser brasileiro não muda nada. Só acho bom porque já não aguentava mais ouvir as pessoas falando que "Cip é racista!" ou "Só alemão pode ser GM!", o que não faz sentido algum.

TIBIABR.COM
O que acha do Tibiabr? E o seu fórum?

GM VAUBAN
O site é muito bom. Muita informação em português, o que ajuda a quebrar a barreira da língua, que atrapalha tanta gente. Mas para ser sincero, nunca fui muito familiar com ele e com o Forum (mas gostaria de agradecer todos aqueles que me parabenizaram nele).

TIBIABR.COM
Gostaria de desmistificar algo sobre os GMs?

GM VAUBAN
Não consigo pensar em nada... bom, gostaria de pedir que PAREM de pedir por NameLock! Se não há nada de errado com seu nome, nenhum GM pode trocá-lo!

TIBIABR.COM
O que os brasileiros podem esperar de você como GM? E como você se
posicionará perante a essa expectativa que se abriu para o Brasil?

GM VAUBAN
Eu gostaria que não esperassem mais do que esperam de todo o time de
Gamemasters. Nós todos estamos presentes o máximo possível, agora mais, já que o número cresceu. Mas não há muito que eu possa fazer para os brasileiros especificamente. Todos devem se lembrar que se deve falar inglês no Tibia, e isso inclui Ctrl+R ao reportar alguém.

TIBIABR.COM
Uma polêmica regra é a obrigatoriedade de falar inglês em qualquer canal de conversa público, e isso inclui o Report Rule Violation. Quando algum
brasileiro te mandar uma denuncia em português, você seguirá a regra a
risca e mandará ele escrever em inglês, ou fará uma excessão?

GM VAUBAN
A primeira coisa que eu falo para alguém que faz isso é que ele deve sempre usar inglês quando usar Ctrl+R. Porém eu não vou negar ajuda uma vez que eu sei o que aquela pessoa precisa, mas naquele canal, a língua é inglês (por isso eu falo em particular com aqueles que tem muita dificuldade com o
inglês).

Perguntas rápidas agora:

TIBIABR.COM
Diga-me, um knight.

GM VAUBAN
Banor.

TIBIABR.COM
Um sorcerer.

GM VAUBAN
Muriel.

TIBIABR.COM
Um druid.

GM VAUBAN
Marvik.

TIBIABR.COM
Um paladin.

GM VAUBAN
Nenhum, odeio todos!

TIBIABR.COM
Uma cidade tibiana.

GM VAUBAN
Fibula.

TIBIABR.COM
Um dungeon tibiano.

GM VAUBAN
Rat cave, Rookgaard.

TIBIABR.COM
Uma classe de armas melee.

GM VAUBAN
Axe.

TIBIABR.COM
Uma lenda.

GM VAUBAN
Papai Noel (desculpem-me, criancinhas)

TIBIABR.COM
Bom, é isso Vauban. Espero que tenha gostado da entrevista. Gostaria de dar algum recado à todos que lerão essa entrevista?

GM VAUBAN
Por favor, joguem pelas regras. É melhor pra vocês e melhor pra mim (menos trabalho, sabe? hehe).

Um grande abraço, e obrigado por tudo!
Até mais!

Fonte : Tibiabr
Fonte 2 : Tibiapath

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por HEX BOOTER