Entrevista Flyer De'

Entrevista: Flyer De'Vile
Senator brasileiro

Entrevista feita pelo TibiaVenezuela
Originalmente publicada aqui.
Tradução do inglês por Onilink
Revisão TibiaBR por Anderslash


O pessoal do TibiaVenezuela entrevistou Flyer De'Vile, um carismático brasileiro que traçou seu caminho tibiano de maneira pouco convencional: ao invés de prezar leveling e conquistas in-game, buscou ajudar os outros players e acabou recebendo da CipSoft o distinto título de Senator. Confira abaixo, com tradução exclusiva para o português, esta magnífica conversa:


Boa - Olá Flyer De'Vile, boa noite. Tudo bem?
Flyer De'Vile - Boa noite, Lion Lurk. Eu estou ótimo, obrigado. E você?

Boa - Tudo ótimo, valeu :D Temos aqui um Senator, ex-Senior Tutor e também um jogador famoso. TibiaVenezuela está orgulhoso de te entrevistar, pois as pessoas gostam de conhecer uma pessoa legal como você, Flyer De'Vile.
Flyer De'Vile - Obrigado pelas suas palavras, Lion. Estou contente em estar aqui para o TibiaVenezuela. Eu tenho um cadastro lá e as vezes posto em seu forum.

Boa - Oh ok, legal :D Nós queremos saber um pouco de você na RL (vida real). Qual o seu nome e de onde você é?
Flyer De'Vile - Meu nome é Juliano e eu moro no sul do Brasil, na cidade de Curitiba. Lugar muito bom, mas está sempre nublado ;)

Baker - Brasil é legal pacas, mas me diga uma coisa: quantos anos você tem?
Flyer De'Vile - Obrigado. Tenho 29 anos. Sim, velho...

Baker - Nem tanto. Você ainda é jovem.
Flyer De'Vile - Hehe, valeu.

Boa - Hehe tudo bem, podemos te chamar de "Flyer"? O que você faz para passar o seu tempo livre?
Flyer De'Vile - Claro. No meu tempo livre, normalmente eu vou comprar coisas para o meu futuro bebê. Sim, o pequeno Flyer está chegando em fevereiro. Eu amo o meu PS3 e também gosto de voar na vida real.

Boa - Omg muito bom, um bebê é uma grande responsabilidade e um belo presente da vida, não? =D
Flyer De'Vile - A melhor, mais difícil e mais desafiadora jornada (N.T.: no original, ele usa a palavra "quest") que eu já tive, com certeza :)

Baker - Parabéns! Você vai ser papai! Então... Como você conheceu Tibia?
Flyer De'Vile - Um amigo meu me falou sobre. Ele é o Wander De'Vile e criou uma account algumas semanas antes de mim. Ele veio aqui em casa e me pediu para criar uma conta, baixar o jogo. Bom, eu acabei virando um viciado em Tibia! Demorou um pouco pra eu gostar do jogo. Rookgaard era chata e confusa.

Boa - Hehe várias pessoas começam suas vidas no Tibia por recomendação de amigos. Qual foi sua primeira impressão do jogo?
Flyer De'Vile - Pareceu um jogo legal. Eu ficava andando por aí e estava feliz com isso. Eu tive muita ajuda de um amigo que me ensinou como pegar level e vender ratos. Eu gastei uma grana razoável comprando tochas. E tive problemas pra usar a escada. A Cipsoft corrigiu isso alguns anos depois. Naquela época eu não tinha idéia de como os "quadrados" funcionavam. Então eu sempre clicava na escada propriamente dita em vez de no quadrado dela. Comecei a gostar mesmo quando eu fui pra Carlin, depois comecei a explorar Fíbula, com medo do Minotaur Archer... Todas as coisas legais que nós sentimos nos nossos primeiros passos tibianos.

Boa - Hahaha, vender ratos em Rook, isso me parece familiar.
Flyer De'Vile - De fato =) A pele deles nos fez sentir ricos!

Baker - Eu tive o mesmo problema com a escada. Meu Deus. Qual sua opinião sobre o Tibia nos dias de hoje e sobre as mudanças que aconteceram desde que você começou a jogar?
Flyer De'Vile - Tibia teve grandes melhoras desde que eu comecei. Barras de skill, novas áreas, quests, monstros. Eu lembro de que quando eu alcancei level 100, o monstro mais forte era demon, que eu mato sozinho sem problemas hoje em dia. Claro que é caro e não vale a pena, mas mesmo assim. Hoje é diferente. Tem um monte de coisas para explorar e ter medo.
Lembro que eu estava na primeira equipe a enfrentar o Orshabaal. Claro que eu morri, mas foi divertido. Eu vejo melhoras todos os dias. Pena que eu não estou atualizado, mas mesmo assim eu sempre dou uma olhada nos fóruns internos pra ler as novidades! E, bem, eu também sinto muita falta da runa de Ultimate Healing.

Boa - Tibia mudou um pouco... um pouquinho, =D
Flyer De'Vile - Mesmo assim, ainda é muito bom.

Boa - Você é conhecido como senador e anteriormente pelo seu trabalho como tutor. Qual foi sua motivação para se tornar tutor?
Flyer De'Vile - Eu sempre gostei do help channel. O contato próximo com a CipSoft e ser o primeiro a entender as novas regras, funcionalidades e outras coisas. Eu decidi que, sendo um tutor, eu teria todas essas coisas. Eu ajudaria novos jogadores, reportaria todas as coisas, nomes ruins, etc.
Foram tipo 5 ou 6 tentativas para eu passar no teste. É fácil, mas tem muitas pegadinhas. Depois disso, um novo mundo se abriu, cheio de informações em como lidar com os jogadores. Eu comecei a gostar muito e abandonei os leveis e coisas assim.
Com certa frequência vejo pessoas pedindo ajuda no help channel, pessoas presas, etc. Não é trabalho de um tutor esse tipo de coisa, mas eu estava sempre lá...
A parte mais legal é que eu fiz mais amizades em outros mundos, do que aqui em Pacera. Outros tutores de todos os mundos tibianos. Um grande objetivo era ajudar os novos tutores, que viriam a se tornar grandes tutores no futuro.
E, é claro, ser escolhido pela CipSoft para ser um Tutor Patrol Leader... um programa que eles implementaram há algum tempo atrás para ter todos os mundos supervisionados por tutores. É isso :)

Boa - Os tutores são de grande ajuda para a comunidade. Você falou sobre os seus amigos e eu acho que isso é o mais importante nas terras tibianas.
Flyer De'Vile - Sim. Uma das razões pela qual eu não consigo parar totalmente com o Tibia.

Baker - Todos sabemos que o começo é difícil... Poderia nos contar o seu início como um tutor?
Flyer De'Vile - Meu primeiro trabalho era olhar as pessoas online e checar os nomes. Uma coisa que os tutores não deveriam fazer, mas eu não sabia disso. Reportei um nome errado e fui até os fóruns internos para consertar meu erro.
Então eu li tudo. Um monte de conteúdo sobre como fazer as coisas. Vamos dizer que eu dei uma lida geral antes de fazer qualquer outra coisa. Eu tive ajuda de outros tutores mais velhos... Várias vezes nós vemos pessoas respondendo coisas que você simplesmente não sabe, então você para e observa os outros tutores trabalhando, falando como melhorar o trabalho... Foi complicado, mas finalmente eu adquiri o conhecimento necessário para me manter como um tutor ativo. Eu não digo que fui o melhor, longe disso, mas eu também não era o pior, lol. Hoje, definitivamente, eu não seria um bom tutor hehe.
E uma coisa que eu nunca entendi direito foi a nova regra dos nomes. Ahh... desde então eu nunca mais reportei um nome. Mesmo que um tutor não aplique as regras, ele ajuda. Então eles precisam agir com responsabilidade. É isso ;)

Boa - Oh, o começo com uma bela história. Eu concordo com você. Você pode nos dizer o nome de alguns tutores mais velhos que te ajudaram?
Flyer De'Vile - Claro, eu lembro de Aleatha Quindinar, Lord Suman, Honeya e alguns outros...

Boa - Hehe tá bom... Os nomes podem até serem esquecidos, mas suas ações nunca serão.
Baker - Inicialmente, você se imaginava como um dos tutores mais ativos?
Flyer De'Vile - Nunca. Pra ser honesto, eu nunca achei que fosse muito ativo. Algumas vezes eu pensava que minha atividade não era suficiente, então comecei a visitar outros mundos, outros fóruns e outras coisas. É bom escutar hoje que o meu trabalho foi o suficiente para considerar minha conta como ativa. Ser um tutor ativo é um trabalho duro.

Boa - Sua atividade foi mais do que o suficiente =D Como você se sentiu quando virou Senior Tutor?
Flyer De'Vile - Eu fiquei surpreso. Eu pensei que a minha promoção fosse chegar uns 15 dias depois do dia que ela chegou. Não tem muita diferença no client do Tibia, então nem notei...
Nesse dia, antes de abrir o Tibia, eu dei uma olhada nos meus emails e eu encontrei um email da CipSof dizendo que eu fui promovido a Senior Tutor. Era uma nova experiência, já que eu nunca tinha reportado um tópico e nem um post... Então eu comecei a ler tudo de novo, lol.

Boa - Hehe! Interessante, Flyer. Eu acredito que ser um Tutor não é um trabalho fácil, e ser promovido é sempre uma grande notícia!
Flyer De'Vile - Sim, sim. Quero dizer, você pode ser um tutor de test server (aqueles que só aparecem quando tem um test server). Você pode se manter ativo o suficiente. Mas ajudar é sempre um grande trabalho.
Você não recebe pagamentos, você ouve críticas... As pessoas não vão se preocupar com o seu trabalho e você não será reconhecido se o fizer direito.

Baker - Triste :/ Você já ameaçado por causa do seu trabalho?
Flyer De'Vile - Não digo "ameaçado", porque não muito como fazer isso em servidores non-pvp.
Mas, de vez em quando, as pessoas mandam emails para a CipSoft sobre você, e dá pra saber quando isso acontece hehe

Boa - Hehe, entendo. Diga-me: ser um Senior Tutor afeta a sua vida real, no sentido de dedicar ainda mais tempo ao Tibia?
Flyer De'Vile - Não... Quando você joga Tibia, você conversa com amigos o tempo todo. E deixar o help channel aberto não é um problema. Você pode conversar enquanto joga e ainda responder as perguntas no canal.
Enquanto você treina, você pode ver os fóruns, postar, dar sua opinião...
Depois de me tornar um Tutor Patrol Leader, meu tempo na RL começou a ser afetado, pois eu comecei a lidar com um grupo de tutores de vários lugares com horários diferentes, além de ter que fazer encontros semanais e mandar relatórios mensais para a CipSoft. Tive que manter contato próximo com todas essas pessoas.
É ainda mais difícil hehe. Mas era uma coisa que eu gostava.

Boa - Muito bom :D Eu gostaria de saber, Flyer, se de algum modo o seu trabalho foi recompensado?
Flyer De'Vile - A recompensa é o trabalho propriamente dito. Nada mais que isso, e deveria ser o suficiente quando se quer virar um tutor.

Boa - Bom :D Ninguém ao menos te disse "obrigado", e você se sentiu bem? xD
Flyer De'Vile - Ah sim, várias vezes. Mas quando você ajuda, você não deve esperar por recompensas ou sequer um agradecimento, porque você vai se decepcionar. Então, vai parar de ajudar. Essa é a lição que vale para toda a vida: você só deve ajudar por uma razão, e essa razão é a própria ajuda. Se você ajudar procurando algo mais, provavelmente vai se decepcionar.

Baker - Você falou sobre os Test Servers... Como você usa esses tests servers para ganhar experiência como jogador?
Flyer De'Vile - Quando você encara um test server como um tutor, num servidor privado, você usa as novidades do jogo. Você vai em cada depot, cada nova caixa de correio, manda parcels e cartas para cada cidade nova e de lá para todas as outras.
Você procura por bugs. Ao fazer isso, você treina os seus olhos, se acostuma com o client e suas novas características. Você observa cada detalhe e, enquanto joga Tibia, de alguma maneira usa o seu conhecimento para ter idéias como, por exemplo, travar um monk para treinar.

Boa - Concordo com você Flyer. A comunidade deve saber que o trabalho de um tutor num Test Server não é só brincadeira. A propósito, saudações do senator Etien direto do MSN Messenger para você, Flyer De'Vile! =D
Flyer De'Vile - Saudações ao Etien. Um grande rapaz, colega meu :)

Baker - Yay! Claro! Procurar por pixels azuis em escadas não é fácil! Eu sei... Quando a maioria dos problemas é resolvido, os participantes do test server aproveitam o seu tempo com amigos de outros servidores. Qual a parte mais divertida de um test server privado?
Flyer De'Vile - PVP!! É uma coisa que eu nunca fiz antes. Bom, nós precisamos testar as novas runas, certo? ;)

Boa - Hehe, claro. Flyer, você gostaria de mandar uma mensagem para os tutores que violam as regras do Tibia?
Flyer De'Vile - Claro. Cedo ou tarde você será pego. Só tem um jeito de ser um tutor de sucesso: sendo um jogador modelo.

Boa - Hehe as regras precisam ser obedecidas :D
Baker - Tenho certeza que não foi uma decisão fácil, mas quando você resolveu se apostentar como tutor?
Flyer De'Vile - Mais ou menos um ano atrás. Eu estava planejando me casar. No fim do ano, eu tive um monte de trabalho e estava planejando ter um filho. Se me mantivesse como tutor, não faria meu trabalho. Cedo ou tarde eu perderia a posição por inatividade. Então eu decidi clicar no botão "retire as a tutor" (N.T.: me aposentar como tutor). Foi difícil, mas eu tive que fazer isso.
Minha premium account estava prestes a terminar e eu fui forçado a não jogar, deixando para trás todos os itens e dinheiro que eu tinha, inclusive os do meu depot de Edron, onde ainda estão, por quase um ano já...
Os planos deram certo, eu me casei e minha mulher está grávida.

Baker - Onde ninguém pode alcançá-los! Isso foi esperto. Parabéns de novo pelos seus objetivos na RL!
Flyer De'Vile - Valeu. Eu estou realmente orgulhoso. Agora eu tenho uma mulher, um filho e um cachorro!

Baker - Meowww! Meowww!
Flyer De'Vile - Grrrrrr! Grrrrrr!

Boa - Parabéns, uma decisão difícil, porém acertada. A vida real precisa sempre vir antes de Tibia, mas nunca se esqueça dos velhos amigos tibianos viu? ;P
Flyer De'Vile - Nunca. Na verdade você nunca se "desconecta" de algo que você gosta. Mesmo que eu esteja aposentado, estou sempre por aí.

Boa - Falta comprar um leão :D
Flyer De'Vile - Haha um leão com certeza comeria meu yorkshire!

Boa - Os leões são criaturas adoráveis... Eu acho xD... Mudando de assunto e falando sobre objetivos, qual o seu maior objetivo no Tibia?
Flyer De'Vile - Sem dúvidas, fazer a Annihilator. Eu morri 3 vezes lá. Uma por causa do time, outra por causa da conexão e mais uma porque não fui bom o bastante, lol.

Baker - Mas você chegou a completar?
Flyer De'Vile - Sim. Na quarta vez, depois da CipSoft implementar as hotkeys para UH!!!

Baker - Sortudo! Hahaha!
Boa - Oh UHs, elas ajudavam bastante.
Flyer De'Vile - A única, barata e eficiente.

Baker - Por que escolheu ser um knight?
Flyer De'Vile - Meu primeiro personagem era um sorcerer. Era muito ruim. Eu não sabia nada de magias ou de runas. Eu vi o meu amigo matando as amazonas de Carlin tão fácil, e eu no mesmo level não era bom o bastante. Deletei aquele char e criei um knight! Tão fácil! Eles são uma moleza no level 10!

Boa - Hehe eu fiz um knight em um servidor errado, mas com as pessoas certas... Bom, eu notei que o seu comentário diz "escreva a sua própria história". O que isso significa pra você?
Flyer De'Vile - De tempos em tempos eu escrevo pensamentos aleatórios ali. Eu acho que devemos escrever nossa própria história do jeito que nós gostaríamos que fosse. Não devemos olhar para os objetivos de outras pessoas, nos comparar com elas. Não é porque alguém conseguiu isso fazendo aquilo que você também vai conseguir.
Você deve fazer as coisas porque gosta. A recompensa chegará no seu devido tempo, sem você esperar, e você vai chegar à conclusão de que valeu a pena. Você só percebe quando acaba. É isso. Eu acho. lol

Baker - E você está certo. Não tem nada melhor do que você construir sua própria casa.
Flyer De'Vile - Certo :)

Baker - Você jogou em um servidor non-pvp por muito tempo, já considerou a hipótese de mudar pra um servidor pvp?
Flyer De'Vile - Eu mudaria se eu me interessasse pela comunidade, e não pelo tipo do servidor.

Boa - Bom, ainda falando de servidors pvp e non-pvp, nós estamos próximos do patch. Quais são suas expectativas?
Flyer De'Vile - Eu não li tudo sobre isso, mas parece interessante. Mais para nós, de mundo non-pvp. O sistema de guerra de guilds e a arena são adições que eu adoraria... Eu fico imaginando como as pessoas iriam lutar. Pessoas que não concordam com a batalha e estão de fora podem ajudar bloqueando o caminho do inimigo, por exemplo.
Eu não tenho certeza se a CipSoft sabe disso ou sabe como resolver. Uma das minhas idéias é fazer personagens "atravessáveis", mas não sei se valeria a pena... Ou se é tecnicamente possível.

Baker - Tibia é um dos poucos jogos onde personagens não podem passar através de outros. Mudando isso ficaria esquisito hehe.
Flyer De'Vile - Se eu concordo em brigar com um jogador, seus amigos podem simplesmente bloquear o caminho. Parece realmente estranho. Mas, bem, o time de conteúdo tem a Chayenne... ;)

Baker - Tenho certeza que pensarão alguma coisa a respeito disso. Gostaria de começar agora com um bate-bola rápido?
Flyer De'Vile - Claro, vá em frente.

Boa - Vida real
Flyer De'Vile - Excitante.

Baker - Goshnar
Flyer De'Vile - Ah... Fico pensando se conheço todos mistérios.

Boa - 6666 Demons
Flyer De'Vile - Isso é o objetivo. A recompensa... O escudo.

Baker - RPG
Flyer De'Vile - Parte da diversão.

Boa - Apocalypse
Flyer De'Vile - Foi visto em um Test Server, se você estiver falando da criatura. Talvez um dia ele venha nos visitar... durante um pesadelo.

Baker - Gamemaster
Flyer De'Vile - Um trabalhador voluntário incansável.

Boa - Hehe isso é tudo, Flyer De'Vile. Foi um prazer estar aqui hoje conversando com você.
Baker - Você gostaria de mandar uma mensagem para todos jogadores de Tibia?
Flyer De'Vile - Uma mensagem. Eu não acho que sou alguém para mandar uma mensagem, mas... tudo que posso dizer é: Viva a vida!

Boa - Muito obrigado, Flyer :D

Creditos : Tibia Hunts

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por HEX BOOTER